Nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a Polícia Federal deu início à Operação Nirmata no estado do Amazonas, visando identificar todos os responsáveis pela criação de difamação eleitoral contra o prefeito da cidade de Manaus, David Almeida, utilizando inteligência artificial como ferramenta.
De acordo como delegado da Polícia Federal Rafael Bruns, que presidiu a operação que visa investigar o áudio que vinculava a voz do Prefeito de Manaus, David Almeida, criado por AI (Inteligência Artificial) e divulgado nas redes sociais em dezembro do ano de 2023 “A partir das denúncias fizemos as investigações preliminares, descobrimos quem criou esse áudio efetivamente, sendo cumprindo hoje nove mandados de busca e apreensão”.
Ainda conforme a autoridade policial, todos os alvos foram encontrados com sucesso. “Além do designer, encontramos também as pessoas que compartilharam essa ‘Fake News’ e as empresas de publicidade que levam a profissionalização desse áudio divulgado no final do ano passado em relação ao prefeito de Manaus, David Almeida. A um objetivo claro de difamação ao prefeito”, destacou.
Durante as diligências, foram apreendidas mídias computacionais relevantes para a investigação, e os suspeitos foram conduzidos para prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal.
Comentários sobre este post