Após as fortes chuvas ocorridas desde o último sábado (2), a Prefeitura de Parintins decretou situação de emergência nesta quarta-feira (6) devido prejuízos causados a aproximadamente 1,3 mil famílias do município distante 369 quilômetros da capital.
O decreto tem validade de 90 dias, com possibilidade de prorrogação, dependendo do cenário meteorológico. A medida também autoriza a mobilização de órgãos municipais, sob comando da Defesa Civil da cidade.
Em 24 horas foram contabilizados 180 mm de água da chuva na cidade. Vários bairros da cidade foram atingidos com os alagamentos. O volume de chuva registrado em Parintins no último domingo é o maior em 10 anos, segundo a Prefeitura do município.
O governador Wilson Lima anunciou, no início da semana, a destinação de R$ 1 milhão para Prefeitura de Parintins reparar danos causados pela chuva que atingiu o município.
Os bairros com o maior número de residências alagadas são Itaúna I, com 400 moradias e Itaúna II, com 300. A orla da cidade e a Praça Comunas apresentaram danos estruturais. Também foi registrado queda de muros de arrimo e abertura de cratera, entre outras ocorrências. Também houve um desbarrancamento em um trecho da Estrada do Matadouro.