Nesta sexta-feira (2), a judoca Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro no judô, categoria +78 kg, na Olimpíada de Paris 2024. Essa foi a estreia de Bia nos Jogos Olímpicos, que já chegou se consagrando como a primeira campeã olímpica do país.
Bia é natural de Itariri e criada em Peruíbe, em São Paulo. A judoca, atualmente aos seus 26 anos, começou no judô ainda criança, seguindo o caminho do pai, Poseidonio José de Souza Neto, ex-atleta profissional do esporte. A primeira medalha da campeã olímpica veio aos sete anos pela Associação Budokan de Peruíbe.
Já aos 15 anos, a judoca se mudou para São Paulo para seguir seu sonho de construir uma carreira na luta. Ela começou sendo atleta do Palmeiras e, atualmente, atua pelo Esporte Clube Pinheiros.
Em seu histórico, Bia se mostra uma acumuladora de pódios e conquistas. A brasileira foi vice-campeã mundial em 2022 e medalha de ouro no Grand Slam de Baku e no Open de Varsóvia, em 2023.
A medalhista de ouro também conquistou o primeiro lugar no Pan-Americano de Judô de Calgary, no Canadá, em 2023. No Open de Perth, Austrália, ela foi prata. A medalha de bronze veio no Pan-Americano de Santiago, no Chile, também no ano passado.
Atleta profissional do judô, estudante de administração e sargento do exército, Bia garantiu o ouro para o Brasil logo em sua estreia nas Olimpíadas. em 2023, a campeã foi homenageada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o Prêmio Brasil Olímpico, principal premiação do esporte olímpico nacional.
Beatriz Souza foi eleita a número um do judô no ranking mundal, pela categoria peso pesado +78kg, no ano passado. Em 2024, a atleta ocupa a quinta colocação.
Comentários sobre este post