800 agentes de órgãos ambientais e de comando e controle do Amazonas seguiram nesta sexta-feira (30) para o Sul do estado na Operação Curuquetê para reforço das ações de combate às queimadas. Viaturas e equipamentos foram entregues para os órgãos no lançamento da operação, também nesta sexta.
Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Ipaam, Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAMB/PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Defesa Civil do Amazonas, além de técnicos da Sema, integram a operação. A ação contará também com apoio de oficiais da Polícia Federal, Exército Brasileiro e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
No lançamento da operação, os responsáveis pelos órgãos envolvidos falaram sobre a ação para o combate às queimadas no Sul do Amazonas. Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Juliano Valente, a Curuquetê une as medidas do Governo Federal para dar suporte ao enfrentamento das queimadas.
“Agora, todo esse papel ganha esforço com os homens que vão daqui para o combate dos focos. Foram feitos vários levantamentos, monitoramento por satélite, e identificados os focos – que vão ser atacados para evitar uma situação maior de ‘enxugar gelo’”, disse.
“As viaturas e o efetivo seguirão via estrada para Humaitá. Já estarão lá durante o fim de semana e, na segunda-feira (2), estarão disponíveis para as forças que acompanharão. Junto com isso, o Ipaam e a Sema também fazem o trabalho de monitoramento para agirmos de maneira integrada”, finalizou.
Frentes de combate
De acordo com o general Melo, do Exército Brasileiro, há três formas de atuação das forças formadas para a Operação Curuquetê: operacional, inteligência e logística. 160 militares foram preparados durante a semana para atuarem no combate aos focos.
“Lá, vamos dar todo o suporte operacional necessário para podermos fazer as missões de prevenção, repreensão dos delitos ambientais e também de combate aos incêndios junto com os Bombeiros”, explicou.
Conforme o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Jair Ruas Braga, um planejamento geral foi feito e a corporação ajudou na preparação de militares do exército para atuarem no combate aos incêndios, em uma primeira parte. Com a chegada do novo efetivo ao Sul do Amazonas, a parte operacional terá início com a integração dos órgãos. As informações do site G1.