Na quarta-feira (07/02), uma ação conjunta entre policiais civis do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e a Delegacia Fluvial (Deflu) culminou na deflagração da Operação Déjà vu. A operação resultou nas prisões de duas pessoas e na apreensão impressionante de cerca de 1 tonelada de drogas ao longo do Rio Solimões, nas proximidades do município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus. O impacto financeiro sobre o crime organizado é estimado em R$ 9,5 milhões.
A ação policial visa desarticular uma rota do tráfico fluvial que estava em pleno funcionamento na região.
De acordo com o delegado Geral do Amazonas, Bruno Fraga, o prejuízo estimado em R$ 9,5 milhões representa não apenas a apreensão das substâncias ilícitas, mas também o golpe financeiro infligido às organizações criminosas. “A logística de transporte era feita através de empurrador utilizado para despistar e trazer essa droga até Manaus”, destacou.
Ainda conforme a autoridade policial, as drogas escondidas num fundo falso. “Eles calafetavam essa embarcação e escondiam o material. Houve a abordagem, duas pessoas foram presas”, disse Fraga. A operação Déjà vu tem aproximadamente três meses de investigação e tem como objetivo desarticular um grupo criminoso que usa empurrador para transportar drogas do município de Japurá até o município de Manacapuru.
Segundo o delegado Mário Paulo, Diretor do Departamento a embarcação estava descendo o Rio Solimões. “Nós fizemos a interceptação nas proximidades do município de Coari”.
Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas e devem permanecer à disposição da Justiça.
Comentários sobre este post