O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), lançou, na noite desta segunda-feira (02/10), a operação Virtude 2023, de combate aos crimes contra a pessoa idosa no Estado. A cerimônia de lançamento ocorreu no Teatro Amazonas, onde em seguida, foi encenado o espetáculo “Estórias que meu pai contou”, apresentado pelo grupo de teatro Renascer Izael Tavares, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em celebração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.
A operação Virtude é coordenada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a ação é conduzida pela SSP-AM com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), e da Polícia Militar (PMAM), em parceria com outras secretarias do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e entidades parceiras.
A delegada da DECCI, Andréia Nascimento, ressaltou que ao longo da operação, as equipes estarão focadas em fortalecer o combate aos crimes contra os idosos. Além das ações repressivas, também atuarão em conjunto com outros órgãos nas atividades educativas.
“Nosso objetivo é combater todo e qualquer tipo de crime praticado contra a pessoa idosa. Mas também é trabalhar as questões preventiva e educativa e, para isso, tivemos o apoio de toda a rede de proteção da Pessoa Idosa do Amazonas, que é referência nacional por conta desse trabalho em rede”, afirmou Nascimento.
A secretária Jussara Pedrosa, titular da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), destaca que a Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi) trabalha integrada com a Polícia Civil no acompanhamento dos casos, visitas domiciliares e atendimentos psicológicos.
“A Sejusc atua de forma pedagógica. Então, ela faz as visitas sempre junto da Delegacia do Idoso. Nós temos o Centro Integrado de Proteção da Pessoa Idosa e descentralizamos esse serviço, que agora está na zona norte, na zona sul. Então, sempre ao lado da rede de proteção, nós buscamos dar toda a assistência social e encaminhamento psicológico”, frisou a secretária.
Espetáculo
Sob a coordenação da professora de teatro Lilian Machado, o espetáculo apresentado no palco do Teatro Amazonas é formado por pessoas idosas. O enredo mostra, com bom humor, a relação do ribeirinho com os rios e matas, mesclando o lúdico com a realidade dos atores. O elenco principal é formado por acadêmicos da FUnATI.
“Nosso trabalho é integrar todos os órgãos para termos um hoje bom e um amanhã melhor ainda”, disse o vice-reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Cláudio Chaves.
Comentários sobre este post