Entre os dias 24 de abril e 1º de maio, a Polícia Federal, o IBAMA e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari da FUNAI realizam a Operação Nidaid Isquim no Rio Jandiatuba e áreas adjacentes, no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. A iniciativa visa combater o garimpo ilegal, que ameaça tanto comunidades indígenas isoladas quanto ecossistemas únicos da região.
Nos primeiros dias da operação, as equipes inutilizaram 16 dragas e equipamentos utilizados na exploração ilícita. Paralelamente, a Polícia Federal colheu informações de inteligência que devem subsidiar investigações futuras, focadas na identificação dos líderes e financiadores do garimpo e suas conexões com o crime organizado.
O Vale do Javari, com seus 8,5 milhões de hectares, é a segunda maior terra indígena do Brasil e abriga a maior concentração de povos indígenas isolados do planeta. São nove grupos confirmados e outros cinco em estudo, além de cerca de 7.000 indígenas de etnias como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa. A presença do garimpo ilegal representa uma grave ameaça à saúde dessas populações, principalmente pela contaminação por mercúrio, além de impactos culturais irreversíveis
Comentários sobre este post