Com objetivo de oferecer mais segurança a quem transita na área do Distrito Industrial, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou a operação “Carga Pesada”, na avenida Abiurana, bairro Mauazinho, zona Sul da capital. A ação resultou na apreensão de sete veículos, sendo dois semirreboques, um micro-ônibus abandonado, dois veículos sucatas e duas motocicletas sem documentação obrigatória e ainda sem placa.
Todos os veículos foram recolhidos ao parqueamento e só serão liberados após pagamento de taxas obrigatórias e multas relativas às irregularidades.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, explicou o motivo da operação. “Recebemos muitas denúncias de porta-contêineres e semirreboques estacionados nesta área, gerando riscos de acidentes, uma vez que eles ocupam parte da via por onde transitam os veículos. Por sinal, nesta região, já foram registrados acidentes. Por isso, estamos fazendo hoje essa operação, para remover esses veículos abandonados nessa área, na entrada no Mauazinho”, frisou.
A coordenadora da operação, por parte do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), agente de trânsito Andreza Vieira Ferreira, destacou a parceria com o IMMU. “É muito importante essa ação em conjunto, para tirar de circulação condutores que trafegam de forma irregular e ainda aqueles estacionados em locais proibidos”, afirmou.
Veja também:
Na manhã desta terça-feira (28), a Prefeitura de Manaus realizou a operação de fiscalização “Carga Pesada”, com o objetivo de monitorar os veículos que transportam cargas pesadas na cidade. A ação aconteceu na avenida Autaz Mirim, Zona Leste, e foi realizada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (Bptran).
Na operação, foram realizadas 235 abordagens, com 37 veículos autuados por estarem circulando com documentação atrasada, pneus sem condições de uso, lâmpadas de freios e de setas queimadas, e dois caminhões removidos ao parqueamento por estarem irregulares.
De acordo com o diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, a operação tem como objetivo garantir a segurança viária e a prevenção de acidentes ocasionados pelos caminhões pesados e transportadores de cargas.
“Estamos trabalhando para evitar acidentes e garantir a segurança no trânsito de Manaus. Além disso, a fiscalização é importante para garantir que as cargas sejam transportadas de forma legal, com documentação em dia e equipamentos de segurança adequados”, disse Ventilari.
A “Operação Carga Pesada” é parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Manaus para melhorar a segurança no trânsito da cidade e garantir a qualidade do transporte de cargas. A ação deve continuar nos próximos dias, com a intensificação da fiscalização em pontos críticos da cidade.
“Essas blitzes são importantes, eu sei que muitas vezes somos parados e autuados por alguma irregularidade, mas a segurança nas ruas sempre será mais importante”, disse o caminhoneiro Paulo Peixoto, 52 anos.
Comentários sobre este post