O presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), declarou nesta quarta-feira, 7/2, que as comissões estão “praticamente definidas”, segundo matéria da Agência Senado. Ele confirmou o nome Simone Tebet (MDB-MS) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e de Omar Aziz (PSD) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).
A matéria indica que a CCJ deve ser presidida por um parlamentar do MDB com “provável indicação” de Tebet, opositora do grupo de Renan Calheiros (MDB) nos debates sobre votação aberta e secreta para a presidência do Senado.
Davi Alcolumbre afirmou que há “consenso” para que a Comissão de Assuntos Econômicos seja presidida pelo PSD com a indicação do nome do senador amazonense. A CAE é uma comissão importante para o Amazonas já que por ela devem passar todos os projetos de lei que dizem respeito à Zona Franca de Manaus.
Eleições 2020
O deputado Sinésio Campos afirmou que o PT terá candidato a prefeito de Manaus em 2020 e deu indícios de que deve ser o deputado federal José Ricardo. Sinésio avalia que, nas últimas eleições, as urnas mostraram a confiança do povo na sigla. Na disputa ao governo, em 2017, o petista José Ricardo ficou em segundo lugar na capital. Em 2018, José Ricardo foi o mais votado para deputado federal, com 197.270 votos.
CPI do Combustível
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Combustível na Assembleia Legislativa do Amazonas, proposta esta semana pelo deputado estadual Álvaro Campelo (PP), já tem quatro assinaturas. Além de Álvaro Campelo, os parlamentares Dermilson Chagas (PP), Serafim Corrêa (PSB) e Wilker Barreto (PHS) deram seu aval para criar a comissão. São necessárias oito assinaturas para instalação da CPI na Aleam.
Dança das cadeiras
No Senado, 12 parlamentares já trocaram de partido desde outubro do ano passado. O troca-troca partidário mudou a dinâmica de forças entre as bancadas da Casa, diminuindo a importância de siglas tradicionais, como o PSDB, e colocando em destaque novos grupos partidários, a exemplo do Podemos e do PSD.
Bloco dos Independentes
Cinco deputados estaduais comunicaram ao presidente da Aleam, nesta quinta-feira, 7/2, a formação de um bloco independente. A maioria dos deputados pertencem ao PP. Os parlamentares são: Álvaro Campelo (PP), Belarmino Lins (PP), Dermilson Chagas (PP), Abdala Fraxe (Podemos) e Adjuto Afonso (PDT).