O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, na manhã desta quinta-feira, 18/7, as obras avançadas do viaduto Rei Pelé, localizado na bola do Produtor, na zona Leste da capital amazonense, em execução pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Com os serviços em andamento na alça superior da estrutura, o complexo viário já alcança 75% de conclusão.
“Com relação a essa parte de engenharia, da alça viária superior, estamos com a obra 75% concluída. Quanto às trincheiras, estamos no processo, ainda com 35%, fazendo as intervenções fora do perímetro da alça viária, para que a gente possa desviar o fluxo e fazer essa trincheira, que liga a avenida Itaúba à Camapuã. A obra avança a passos largos, sendo uma grande entrega para população das zonas Norte e Leste”, disse Almeida.
Mais de cem trabalhadores estão envolvidos no andamento dos trabalhos. Os serviços são realizados durante a manhã e à noite. Segundo o secretário de Obras, Heliatan Botelho, a estimativa é de que 100% da obra seja entregue no mês de dezembro, mas os trabalhos seguem em ritmo acelerado para antecipar a liberação da alça superior, melhorando a mobilidade urbana no local.
“De acordo com as informações, temos um fluxo de quase 4.500 veículos que trafegam nessa região no horário de pico. Com essa necessidade, o complexo viário vai desafogar o trânsito na área, dando mais fluidez, melhorando até a qualidade de vida dos condutores que vão trafegar por aqui. Nós estamos trabalhando em ritmo acelerado, e a previsão é que, até o final de setembro, a gente entregue a alça viária superior com 100% de trafegabilidade, e a trincheira e a conclusão total da obra até o final do ano”, completou o secretário.
Mais obras
Na zona Centro-Sul da cidade, a execução das obras do viaduto, que vai interligar as avenidas Ephigênio Salles e Torres, também avança. Os serviços realizados sobre a rua Rio Preto já alcançam 45% de conclusão.
“Estamos com 45% da obra executada. A estimativa é de que seja entregue antes do fim do ano, anterior até à entrega do viaduto Rei Pelé, facilitando o fluxo Centro-bairro, principalmente, nos horários de pico”, explicou o prefeito.
Das 144 estacas confeccionadas, 84 foram perfuradas. Dos seis pilares que vão dar sustentação em pontos estratégicos do viaduto, quatro blocos foram concretados. Pelo projeto, quem vier pela rua Rio Preto vai seguir em uma curva à esquerda, acima da área de mata verde. O condutor sairá ao lado do posto de gasolina Equador, na avenida Governador José Lindoso, sentido bairro.
Comentários sobre este post