A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), retomou, nesta semana, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que está sendo construída no bairro de Educandos. A ETE faz parte de um Sistema de Esgotamento Sanitário construído pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na bacia do São Raimundo.
As obras haviam sido paralisadas em cumprimento ao decreto do Governo do Estado com medidas de combate à propagação do novo coronavírus. As obras da ETE já ultrapassam os 90% de execução, e atualmente os operários vêm atuando na montagem dos equipamentos, como instalação de bombas, soldagem de tubulações e a montagem dos tanques.
O Sistema de Esgotamento Sanitário do Prosamim III contempla, além da ETE, a construção de 31 quilômetros de redes de coleta de esgoto e seis estações elevatórias, que já foram concluídas e estão distribuídas em bairros das zonas sul e oeste. Após o início da operação do sistema, mais de 130 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com o tratamento adequado de esgoto.