Durante reunião em que se apresentou aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), nesta sexta-feira (29/03), o novo secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias de Sousa Lima, propôs um pacto de cooperação que dê seguimento ao trabalho de reconstrução do setor da saúde. O secretário lembrou que esta é uma meta do novo Governo do Amazonas e pediu para que os profissionais não esqueçam do dever que cada um tem com a população, que é servi-la.
“Quero fazer com vocês um grande pacto. Um pacto pela melhoria da saúde no Amazonas, um pacto pelo novo projeto de Susam e de um Amazonas diferente. Esse pacto pressupõe que a gente possa construir uma identidade, ter orgulho de ser servidor. E como a própria palavra diz, temos que servir ao outro. Não estamos nesse lugar para nos servir”, declarou o secretário.
Rodrigo Tobias afirmou que uma das marcas de sua gestão será a aproximação com as instâncias de controle social, que para ele devem ser vistas como parceiras e não obstáculos para a promoção de políticas públicas na saúde.
“O controle social é um instrumento de grande qualidade e que pode apoiar a nossa gestão nesse sentido. Uma das primeiras coisas que eu estou fazendo é o processo de reativação do Conselho Estadual de Saúde”, afirmou o secretário de Saúde.
Rodrigo Tobias afirmou que sua gestão terá um olhar diferenciado para a Atenção Básica. O secretário lembrou que quanto mais fortalecidas as ações, políticas e estratégias para a oferta de atendimento da população nos serviços municipais, menor será a demanda na rede de média e alta complexidade.
“Essa gestão vai ter um olhar muito cuidadoso com a Atenção Básica, porque é ela que lá na ponta do serviço desafoga um pouquinho da atenção especializada. Precisamos apoiar os municípios para fortalecermos o sistema de saúde no Amazonas”, declarou o secretário.
Antes de assumir o cargo de secretário, Rodrigo Tobias dirigiu o Departamento de Atenção Básica (Dabe) da Susam. O secretário ressaltou que o trabalho junto aos municípios será sempre técnico.
Rodrigo Tobias também disse que pretende investir em uma política de educação permanente dos servidores, e fazer com que cada setor possa, baseado em informações técnicas, planejar suas ações. “Que o responsável por cada setor construa um planejamento em que a gente subverta a ordem de trabalhar apagando fogo, que sempre vai existir. Mas que a gente invista boa parte do nosso tempo em planejamento. Eu entendo a Susam como um centro de inteligência, e a gente precisa se ver nesse processo”, afirmou o secretário.
Perfil
Rodrigo Tobias tem 44 anos. Nasceu em Belém (PA) e vive desde 2005 em Manaus. É formado em odontologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Saúde Coletiva e Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Tem Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz. Atualmente é pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia. Estava em processo de cessão da Fiocruz para a Susam, para ser diretor Dabe/Susam.