O estado de Nova York comemorou com queima de fogos de artifícios o fim das medidas de restrições contra a Covid-19. O estado atingiu a marca de 70 por cento da população imunizada, com pelo menos a primeira dose, e com isso, as restrições foram amenizadas, pelo menos para as pessoas que já estão imunizadas.
Com o fim das medidas, o uso de máscaras e o distanciamento social passam a não ser mais obrigatórios em estabelecimentos comerciais e espaços públicos. Porém, as medidas só deixam de ser obrigatórias para quem já está 100% imunizado, ou seja, quem já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19.
Além dos fogos de artifícios, o prédio do Empire States Building, que é um dos principais cartões postais de Nova York, recebeu uma iluminção especial para celebrar o momento histórico. O governador do Estado, o democrata Andrew Cuomo, anunciou, com efeito imediato, o fim das limitações pendentes, exceto em estabelecimentos de saúde, creches e meios de transporte público, onde ainda deve ser usada máscara.
A atual situação do estado é bem diferente do que mundo viu há pouco mais de um ano atrás, quando Nova York se tornou o epicentro dos Estados Unidos e chegou até ter conteiners espalhados pela cidade para receber os corpos das vítimas da Covid-19.
Veja o vídeo abaixo: