Os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas permitiram, em 2024, avanços históricos na Segurança Pública como apreensão recorde de 43 toneladas de drogas, a convocação e nomeação de 1,7 mil novos agentes das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, além de reforços com a entrega de lanchas blindadas, armamento, tecnologias avançadas e programas estratégicos. Os avanços foram apresentados pelo governador Wilson Lima durante abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), nesta segunda-feira (03/02).
De acordo com Wilson Lima, ao longo do ano foi possível alcançar resultados expressivos como a redução dos indicadores criminais e a nomeação de aprovados em concurso público. Todos esses resultados fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, que ao longo dos últimos anos já totalizou investimentos no montante de R$ 1,16 bilhão.
“Reforçamos a estrutura das Polícias Militar e Civil com ações como a inauguração do novo Batalhão da Rocam e a entrega de cerca de 200 novas viaturas, além de mais de 10 mil novos equipamentos, incluindo armamentos, munições não letais e itens como coletes balísticos e computadores. Todos esses investimentos permitiram a redução dos indicadores criminais”, detalhou o governador .
A redução do número de homicídios elevou o Amazonas a quarta menor taxa em comparação aos últimos 16 anos. Da mesma forma, os crimes de latrocínio também apresentaram redução de 65% e mantiveram a queda alcançada nos últimos três anos.
Os dados da SSP-AM também mostram que, entre janeiro e dezembro, houve uma redução de 28% no roubo de veículos, em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando o melhor índice do Brasil.
Além de manter a redução dos indicadores criminais, o volume de apreensão de armas também aumentou e o estado fechou 2024 com um total de 1.592 armamentos apreendidos, o que corresponde a mais de 11% de crescimento em relação a 2023.
Concurso Público
O governador também destacou a formatura dos 1 mil novos policiais que em janeiro começaram a atuar na capital e interior e corrigimos uma lacuna de mais de dez anos sem reforço no efetivo da corporação.
Com 24 anos, a agora soldado da Polícia Militar do Amazonas, Sabrina Nattrodt, alcançou o tão sonhado posto na instituição e destacou que é uma honra integrar uma das polícias mais bem equipadas e remuneradas do Brasil.
“Foi um marco na vida dos militares chamados, mudando a realidade de muitas pessoas, inclusive a minha. Foi uma grande expectativa, pois foi o primeiro concurso que prestei e uma excelente oportunidade. O trabalho do governo na Segurança Pública é extremamente importante, pois o crime se desenvolve cada vez mais, tornando necessárias medidas mais efetivas para combatê-lo”, disse a soldado.
Recorde batido
Em 2024, o Amazonas bateu um recorde histórico na apreensão de drogas. De janeiro a dezembro, foram 43,2 toneladas de entorpecentes retiradas das mãos de criminosos em todo o estado. O quantitativo é o dobro das apreensões realizadas pelos demais estados da região Norte juntos no ano passado.
Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em comparação com as apreensões em nível nacional, o Amazonas apresentou crescimento de 5,3%, e entre os estados da Região Norte, o percentual aumentou para cerca de 39%.
Comentários sobre este post