Uma mulher morreu e outras dezenas de pessoas precisaram ser hospitalizadas depois que um vazamento de gás causou intoxicação coletiva na cidade de Pontal, no interior de São Paulo, na noite da última terça-feira (4).
Cerca de mil pessoas foram obrigadas a deixar suas residências depois que o vazamento foi percebido por volta das 19h30. Moradores e animais de estimação começaram a passar mal.
Dezenas de pessoas procuraram atendimento com sintomas respiratórios e dificuldades para respirar. A Polícia Civil confirmou que 70 foram encaminhadas à Santa Casa da cidade e outras buscaram centro médico em municípios vizinhos.
Dois moradores precisaram ser intubados e foram transferidos para hospitais em Sertãozinho e Ribeirão Preto. Outros dois foram atendidos com uso de cateter de alto fluxo em Pontal.
A vítima fatal, de 38 anos, seria moradora da residência onde começou o vazamento, na Rua Alexandre Andruciolli. Acredita-se que ela estava manuseando materiais de limpeza fabricados no próprio local no momento do incidente.
O vazamento espalhou-se pela cidade e afetou ao menos cinco bairros. Ainda não se sabe qual a substância que vazou, mas acredita-se que seja amônia ou cloro, uma vez que moradores relataram cheiro parecido com de água sanitária.