O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), realizou uma visita a Roraima nesta quinta-feira, dia 13, por volta de meio-dia, para acompanhar a situação da crise migratória e o clima de conflito na fronteira com a Venezuela. Durante coletiva o general confirmou que ainda pretende visitar mais outros estados que compõe o Conselho da Amazônia, já que em decreto assinado na última terça (11), foi confirmado como integrante do Conselho junto a mais mais 14 ministros.
Mourão e Sergio Moro também estiveram na cidade de Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela. Segundo o ministro da Justiça, a população local tem reclamado dos impactos que o fluxo migratório tem causado.
Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão devem fazer parte da agenda de Mourão nesses próximos dias.
Segundo o vice-presidente a ideia é visitar todos os Estados que compõem a região. As visitas, conforme o vice-presidente, ocorrem por conta da necessidade de escutar as lideranças políticas locais, para saber da necessidade da população do Estado e os obstáculos que enfrentados na região.
“O Conselho Nacional da Amazônia foi criado a nível federal justamente para que se coordenem as ações, com diversos ministérios, que têm políticas voltadas para a área da Amazônia. Eu estou fazendo visitas em cada um dos estados com a finalidade de ouvir os governadores, para que eles me passem quais são as suas prioridades”, declarou.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, estava previsto para Mourão receber o título de cidadão boa-vistense da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) e receber homenagens pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no entanto, a informação é que a visita foi antecipada para esta semana. A previsão é que as solenidades do Poder Legislativo sejam adiadas para março ou abril deste ano.
Na quarta-feira (12), Mourão cancelou a visita que faria em umo evento no Centro de Biotecnologia da (CBA), em companhia do superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, uma nova data será divulgada.