O Amazonas recebeu 11 mil comprimidos do Ministério da Saúde (MS) e está disponibilizando de forma controlada aos serviços de urgência e emergência da rede estadual de saúde, incluindo os prontos-socorros HPS João Lúcio Machado, HPS Platão Araújo e HPS 28 de Agosto.
Também receberão a medicação os nove Serviços de Pronto Atendimento – SPA Coroado, da zona sul, Eliameme Mady, Danilo Correa, do São Raimundo, da Alvorada, Chapot Prevost, José Lins e Joventina Dias -, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues.
Considerando que a recomendação de tratamento completo dos pacientes de Covid-19, na sua forma grave, é de 18 comprimidos, o Amazonas recebeu um total de 611 tratamentos.
A Susam orientou que o tratamento siga as recomendações presentes na Nota Informativa nº 6/2020, do Ministério da Saúde, porém ressalta que as evidências científicas do uso da cloroquina ainda dependem de resultados de estudos de maior robustez e a medida poderá ser modificada a qualquer momento.
Os três prontos-socorros terão inicialmente um estoque de dez tratamentos, ou seja, 180 comprimidos, que serão repostos mediante a apresentação da prescrição do paciente e ofício de solicitação à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Para os SPAs e a UPA, a quantidade inicial será de cinco tratamentos.