O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, que o caso do paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, não se trata de coronavírus. Desde a sexta-feira, o chinês de 38 anos que mora no Brasil está isolado na unidade de saúde do município da Região Metropolitana do estado após apresentar alguns sintomas da doença. Ele tinha acabado de chegar de uma viagem do país asiático.
Além de descartar o caso, o ministério disse que o homem passará pelo protocolo de atendimento prestado a pacientes com gripe, para “estabelecer seu diagnóstico apropriado”.
A Prefeitura de Niterói disse que o chinês está instável e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas pelo Município, “de acordo com os protocolos”.
Já o Hospital de Icaraí ainda não se pronunciou sobre o caso.
SINAIS E SINTOMAS
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas que se enquadram em uma infecção de coronavírus ((2019-nCoV) são principalmente respiratórias, com a presença de:
. Febre
. Tosse
. Dificuldade para respirar
A inda segundo o ministério, a transmissão da doença ocorre entre “os contatos próximos e profissionais de saúde”.
A nova doença teve seu epicentro em Wuhan, na China. O número de mortos pela infecção no país asiático já chegou a 80.
Há ainda casos confirmados em mais de 10 países. Cientistas da Universidade de Hong Kong estimam que a doença pode superar 40 mil infectados.
Cientistas da Universidade de Hong Kong estimam que em todo o mundo .
*ODia.