Segundo um estudo realizado pelo Sebrae, baseado nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), cerca de 71% das 1,78 milhão de vagas de trabalho criadas ao longo de 2023 tiveram origem em micro e pequenas empresas. Esses dados revelam que esses empreendimentos foram responsáveis por gerar aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho, enquanto médias e grandes empresas contribuíram com 372,4 mil vagas, equivalendo a aproximadamente 21% do total de empregos gerados.
No mês de outubro, o estudo aponta que as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 124,1 mil vagas, em um total um pouco superior a 190 mil postos de trabalho, representando cerca de 65,2% do saldo líquido de contratações. Já as médias e grandes empresas, nesse mesmo período, geraram 69,8 mil novas vagas, correspondendo a 36,7% do saldo total.
Décio Lima, presidente do Sebrae, enfatizou a importância desses números, ressaltando a relevância dos pequenos empreendimentos para a economia nacional. Ele mencionou: “São os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxa de desemprego de 7,6%”. Esses dados refletem o engajamento e a relevância dos pequenos negócios na dinâmica econômica do país, apontando sua contribuição significativa para a criação e manutenção de postos de trabalho.
Comentários sobre este post