Um menino de nove anos salvou a vida da irmã de apenas um ano durante um jantar em família no último domingo (27), no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Benjamin Noah aplicou a manobra de Heimlich após a bebê se engasgar com um pedaço de batata.
Benjamin é aluno do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), promovido pelo Governo do Amazonas, através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAM). A técnica salvadora foi aprendida durante as aulas de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
A mãe do menino, Luciane Dantas, 30, contou emocionada que tentou ajudar a filha, sem sucesso, até que Benjamin interveio. “Ele foi nas costinhas dela, fez a manobra e, na hora, ela colocou o pedaço de batata para fora. Já estava muito preocupada”, disse.
O pai, Felipe Araújo, 31, também se surpreendeu com a atitude do filho. “Ele não se desesperou. Agiu rápido, tranquilo e salvou a irmã. Foi um alívio enorme para todos nós”, relatou.
Bombeiro Mirim
Entre 2022 e 2024, mais de 3 mil alunos participaram do Bombeiro Mirim, voltado para crianças e adolescentes de 8 a 13 anos. As aulas acontecem três vezes por semana, com carga horária de 288 horas ao longo de oito meses.
Benjamin é aluno da unidade do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA). A instrutora militar Hanna Lopes, que atua há três anos no programa, celebrou a atitude do aluno. “É gratificante ver que ele colocou em prática o que ensinamos e salvou uma vida”, afirmou.
Comentários sobre este post