O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. Originalmente prevista para o dia 20 de novembro, a nova data será informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, ainda nesta semana. Segundo o ministro, a medida busca agilizar o acesso dos estudantes às respostas oficiais.
Os resultados finais do Enem estão programados para o dia 13 de janeiro de 2025, de acordo com o cronograma divulgado pelo MEC. Nesta data, os estudantes poderão conferir suas pontuações e utilizá-las para ingresso em universidades públicas e privadas, além de acessar programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Neste domingo (10), foi realizado o segundo e último dia de provas do Enem 2024. Os candidatos enfrentaram questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e de matemática. No primeiro domingo de provas, em 3 de novembro, foram aplicadas as questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. A taxa de presença no segundo dia foi de 69,4%, uma leve queda em relação ao primeiro dia, quando 73,4% dos inscritos compareceram. A abstenção no segundo dia chegou a 30,6%, superior aos 26,6% do primeiro domingo, mas abaixo dos 32% registrados no mesmo período em 2023.
Este ano, o Enem contou com a inscrição de mais de 4,3 milhões de candidatos, com um aumento significativo no número de estudantes concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas. De acordo com o MEC, o percentual de inscritos vindos da rede pública passou de 58% (cerca de 1,1 milhão) em 2023 para 94% (aproximadamente 1,6 milhão) neste ano. Esse aumento é atribuído à isenção de taxa de inscrição, uma política voltada aos alunos do terceiro ano do ensino médio.
“Esse foi um esforço feito pelo ministério, não tenho dúvida pelo impacto do programa pé-de-meia. Para o aluno que está no terceiro ano, é gratuita a inscrição. O Enem é a porta de entrada para o ensino superior e para o acesso a todas as políticas públicas estaduais e federais”, ressaltou o ministro Camilo Santana, enfatizando o compromisso do MEC em democratizar o acesso à educação superior.
Comentários sobre este post