Quatorze pessoas foram mortas no fim de semana em Manaus, segundo registros do Instituto Médico Legal (IML) e Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Os casos foram registrados pelos órgãos entre sexta-feira (7) e as primeiras horas de segunda (10). Entre o sábado e domingo, sete foram registradas em um intervalo de menos de 12 horas. Dos 14 crimes, nove foram por arma de fogo e cinco por arma branca, segundo a polícia.
A Secretaria de Segurança Pública informou, por meio de nota, que os crimes estão relacionados com o tráfico de drogas e estão sendo investigados pela Polícia Civil, por meio da DEHS e com apoio dos DIPs.
“Desde o mês passado, a Secretaria determinou o aumento das operações policiais nas regiões com maior denúncia de tráfico de drogas. Quem tiver informações sobre os envolvidos nesses crimes pode ajudar a polícia ligando de forma anônima para o telefone 181, o disque-denúncia da SSP”, informou.
Último caso registrado de more violenta foi um homem de 23 anos morto a tiros no bairro Lago Azul, Zona Norte, na madrugada desta segunda-feira (10). De acordo com a DEHS, o homem conversava com um grupo de amigos na rua 21 de Abril, quando quatro homens, ainda não identificados, chegaram armados e começaram a atirar contra o grupo.
Todos correram, mas os suspeitos perseguiram a vítima, que já havia sido atingida pelos tiros e foi novamente baleada no quintal de uma casa. A vítima foi atingida por cinco tiros pelo corpo. Um dos amigos que estava no local também foi baleado de raspão na cabeça. Ele não permaneceu no local do crime e não há informações sobre o estado de saúde.
Sete mortes violentas em 11 horas
Em um intervalo de menos de 12 horas, sete mortes violentas foram registradas em Manaus. Os casos aconteceram entre as 19h de sábado (8) e 6h deste domingo (9). Dos sete crimes, cinco foram por arma de fogo, segundo a polícia. No estado, a média de mortes violentas por dia é de 4,58, segundo dados do Atlas da Violência de 2019.