Com 503.183 pessoas dos grupos prioritários imunizadas, o que representa 103,19% do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, Manaus foi a primeira colocada, entre as 27 capitais brasileiras, no ranking da vacinação contra a Influenza, causada pelo vírus H1N1. A campanha foi antecipada na capital amazonense e durou menos de 15 dias.
“Assumimos junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o compromisso de proteger a população de Manaus do H1N1, com a prerrogativa de que a campanha fosse antecipada no Amazonas. Foi um verdadeiro ‘exército’ dos servidores da saúde e também de outras secretarias para cumprir com essa determinação.
Agradeço ao empenho de todos e fico muito feliz com o resultado alcançado, principalmente porque isso significa que estamos cuidando das pessoas”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que já havia anunciado o bom desempenho da capital no início desta semana, quando também divulgou que a cidade está livre do sarampo.
A segunda colocada, Macapá, vacinou 99,07% do público-alvo. As grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, não conseguiram chegar a 70% dos grupos prioritários.