Mais de 32 mil ligações irregulares de água foram identificadas e regularizadas neste ano, em Manaus. O trabalho faz parte dos investimentos da concessionária Águas de Manaus para reduzir os índices de perda de água tratada na capital. Desde que chegou à cidade, a concessionária conseguiu diminuir o volume de desperdício de água em cerca de 13%, saindo de 74,7% em 2018, para os atuais 65,2%, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
O maior “vilão” do desperdício de água em Manaus são as ligações irregulares. Para combater isso, a empresa está investindo R$ 80 milhões ao longo de 2021, gerando mais de 1.000 empregos nesta ação. O objetivo é dar mais saúde, dignidade e manter, além do fornecimento sem oscilações, o abastecimento com água tratada para toda população.
RISCOS À SAÚDE
As ligações irregulares impactam diretamente na qualidade e na distribuição da água tratada. Em áreas de palafitas, por exemplo, é comum que as tubulações construídas sem nenhum padrão tenham contato direto com a água dos igarapés, aumentando a possibilidade de contaminação por doenças de veiculação hídrica. Além disso, as tubulações irregulares são mais propícias ao surgimento de vazamentos, que prejudicam o sistema de abastecimento regular e causam uma série de problemas nos locais onde aparecem.
VEM COM A GENTE
A principal frente de trabalho na regularização do abastecimento em Manaus é o programa “Vem Com a Gente”. Desde 2018, quando o projeto foi criado, as equipes da Águas de Manaus já percorreram cerca de 381 mil residências da capital. Foram implantados mais de 93 mil metros de redes de água na cidade, em áreas de becos, rip-rap e palafitas, onde a população vive em situação de vulnerabilidade, e que não contavam com redes regulares. O trabalho beneficiou mais de 80 mil moradores somente nestas regiões.
Uma das áreas beneficiadas recentemente é o beco Canela, no Jorge Teixeira, zona Leste da capital. As equipes da concessionária atuaram para retirar as irregularidades na região, implantando mais de 1000 metros de novas tubulações regulares de água. Os 500 moradores do local tiveram o abastecimento regularizado e ainda foram incluídos na Tarifa Social, benefício que garante 50% de desconto no valor das faturas.
Para o gerente comercial, Wellington Rodrigues, a postura da empresa é flexível quando encontra uma situação como a do beco Canelas ou diante de qualquer irregularidade. Para isso, a concessionária se dispõe sempre a ouvir a situação do cliente, negociar e regularizar a ligação.
“Entendemos o cliente e os desafios que estamos vivendo ainda com a pandemia. Com isso, seguimos empenhados em acolhê-los e dar a oportunidade de se regularizar, com todas facilidades possíveis. O objetivo da empresa sempre é o diálogo. Nunca a punição. Ter uma ligação regular só traz benefícios para a população. E temos percebido isso no dia a dia, na satisfação dos clientes que atendemos”, pontua Wellington Rodrigues.
SEMPRE DISPONÍVEL
Empenhada em resolver e regularizar quaisquer situações que sejam de sua competência, a concessionária faz questão de ouvir o cliente, entender suas necessidades e dar o melhor suporte possível. Caso o cliente tenha qualquer dúvida ou queira solicitar algum serviço, a Águas de Manaus possui canais 24h disponíveis. São eles: SAC 0800-092-0195, WhatsApp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.