Trinta e cinco toneladas de peixes diversos foram apreendidas durante a segunda fase da Operação Mota na região do Alto Solimões, no Amazonas, entre 14 e 18 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambientes e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Foram lavrados Autos de Infração por caça, captura de pirarurucu – proibida no estado do Amazonas – transporte de espécimes protegidas pela Piracema sem autorização, por guarda e por captura de fauna nativa silvestre.
Na quarta-feira (18), foi lavrado Auto de Infração no valor de R$722.360,00 para uma embarcação que transportava surubim (Pseudoplatystoma fasciatum), espécie protegida pela piracema, sem autorização do órgão competente.
O pescado apreendido foi doado para a Diocese de Tabatinga, para a Igreja Apostólica Novo Amanhecer e para a Loja Maçônica Tiradentes, que realiza atividade assistencial à comunidade carente local.
Ao longo do Rio Solimões ou nas feiras, nos frigoríficos flutuantes ou nos barcos, a presença de produtos de caça ou pesca ilegal é frequente, segundo o Instituto. Instrumentos destinados a essa prática são facilmente encontrados no comércio local.
A piracema é o principal instrumento público para manutenção dos estoques pesqueiros nas bacias continentais. Sem o período de proibição à captura, a reprodução das espécies é comprometida prejudicando milhares de famílias que dependem do recurso pesqueiro para sua sobrevivência.
O fechamento do escritório do Ibama em Tabatinga, segundo o instituto, representa prejuízo ao controle ambiental na localidade – caracterizada pela constante ocorrência dos mais diversos ilícitos ambientais.
Parte expressiva do pescado capturado naquela região, incluindo o ilegal, é descarregado em Letícia, município Colombiano limítrofe ao Território Brasileiro. A região da tríplice fronteira, no Alto Solimões é uma localidade de grande valor para a soberania nacional devendo constar entre as de maior interesse estratégico para o estado já que ali transita imensa quantidade de recursos naturais de valor inestimável para a sociedade brasileira.
*G1