O sistema de monitoramento da Prefeitura de Manaus, instalado no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou mais de 29 mil ocorrências, em cinco meses, nos diversos serviços das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Os dados são de 1ª de janeiro a 29 de maio de 2024.
O Centro de Cooperação da Cidade possui sistema com recursos de alta tecnologia para atuar, de forma centralizada e integrada, nas situações de crise, bem como, preventivamente, no gerenciamento de desastres naturais. E, por meio das informações no sistema, é possível realizar análise e estudos para garantir respostas rápidas das demandas para a população manauara, como destacou o superintendente da pasta, Sandro Diz.
“O Centro de Cooperação da Cidade integra e mobiliza as secretarias municipais, para que a atual gestão possa agir, de forma preventiva, nos desastres naturais. Com os recursos de alta tecnologia do sistema de monitoramento, conseguimos gerar dados e informações e, a partir daí, planejar e propor operações que venham minimizar e até evitar desastres, assim como acionar as equipes de campo de forma mais ágil, como são os casos de trânsito, onde é possível liberar uma via, por exemplo, em menos tempo, de anos anteriores ao serviço”, pontuou Diz.
As pautas relacionadas ao trânsito e transporte, recebidas pelas equipes do IMMU, dominam as chamadas. Os diversos aspectos do trânsito somaram mais de 18 mil, sendo 4,7 mil somente no mês de maio. Já no transporte, das 606 ocorrências, o mês de abril registrou o maior número, 186.
Já as equipes da Semseg, as quais atuam no CCC, por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil, somaram, juntas, quase 10 mil episódios. Na Guarda Municipal, o número é de 8,9 mil. E, a Defesa Civil foi acionada 1.001 vezes no mesmo período. As principais ligações para o 199 do órgão, são quanto aos riscos de deslizamento, seguidos de desabamento, rachaduras e incêndios.
Outro dado coletado pelo sistema de monitoramento é quanto às demandas recebidas pela Semasc. De janeiro a maio, as equipes receberam 538 denúncias, sendo o mês de abril com o maior número de solicitações. De acordo com a equipe de Direitos Humanos da Semasc, responsável pelas chamadas, as principais causas são negligência, maus-tratos e violência física.
Balanço do serviço até maio:
Defesa Civil – (Semseg)
Janeiro – 167
Fevereiro – 197
Março – 230
Abril – 165
Maio – 242
Direitos Humanos – (Semasc)
Janeiro – 72
Fevereiro – 93
Março – 118
Abril – 139
Maio – 116
Guarda Municipal – (Semseg)
Janeiro – 2.110
Fevereiro – 1.442
Março – 1.483
Abril – 1.795
Maio – 2.149
Trânsito – (IMMU)
Janeiro – 1.997
Fevereiro – 2.439
Março – 4.555
Abril – 4.345
Maio – 4.728
Transporte – (IMMU)
Janeiro – 105
Fevereiro – 141
Março – 74
Abril – 186
Maio – 100
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