A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), divulgou nessa quarta-feira (22), que até agora a instituição já confirmou 27 casos de contaminação por coronavírus entre seus servidores.
Os infectados são em sua maioria policiais, e seis deles morreram com a doença, uma da vítimas foi um tenente que estava fora do grupo de risco. O Corpo de Bombeiros também tem registros e por isso, passou a reforçar as medidas de proteção.
Ainda ontem, o Sargento Pereirinha, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (ASSPBMAM), fez um apelo ao Governo, pedindo EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para a categoria que atua diretamente nas ruas.
O Sargento informou ainda, que os agentes são contagiados durante os serviços de Radio-patrulhamento, operações policiais de abordagens normais e revistas ou condução de presos.
“Já de imediato, solicitamos que todos os dias seja realizado pelos Efetivo do Quadro de Saúde das Corporações uma avaliação médica de todos os policiais que estejam entrando de serviço. De forma que seja possível, de imediato, se diagnosticar e afastar do serviço aqueles que estão com baixa imunidade por serem de Quadros de Risco; da mesma forma que aqueles que estejam sendo confirmados soro-positivos pelo Corona-vírus, recebam o adequado tratamento de saúde. Questão esta, que a associação ASSPBMAM já estará repassando oficialmente, por expediente próprio, aos Comandos das Corporações, solicitando enérgicas providências, e encaminhado novas propostas de ações sanitárias ideais a ser tomadas”, finalizou Pereirinha.