O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial e apresenta ampla vantagem contra Jair Bolsonaro (Sem Partido) no 1° turno. A informação consta em uma pesquisa do Instituto Datafolha, do jornal Folha de S.Paulo, divulgada nesta quarta-feira (12).
Segundo a pesquisa, o petista tem 41% das intenções de voto no 1º turno; seguido pelo presidente Jair Bolsonaro com 23%; Sergio Moro (sem partido), com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; e pelo governador de SP, Joao Doria, com 3%. Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo) aparecem empatados com 2% das intenções de voto.
Somados, os adversários de Lula têm 47%, seis pontos percentuais a mais que o ex-presidente. Votos brancos e nulos são 9%, e 4% se disseram indecisos.
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre em 11 e 12 de maio em 146 cidades e entrevistou 2.071 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
2° turno
Em um provável 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 55% das intenções de voto, contra 32% do atual presidente. Lula receberia votos dos eleitores de Doria, Ciro e Luciano Huck, enquanto o Bolsonaro teria votos de Sergio Moro.
Em um 2º turno com Moro, Lula também teria vantagem, de 53% a 33%. Contra Doria, o resultado seria 57% a 21% a favor do petista.
Bolsonaro teria um empate técnico em um 2º turno contra Doria, com 39% das intenções de voto para o presidente e 40% ao governador de SP. Bolsonaro perderia para Ciro Gomes, de 36% a 48%.
Esta é a primeira pesquisa Datafolha para as Eleições de 2022 desde que Lula recuperou os poderes políticos.
Point de votos
De acordo com o Datafolha, Lula recebe votos de eleitores de menor renda e escolaridade. Ele tem 51% das intenções de voto entre os entrevistados que declararam ter ensino fundamental e 47% na faixa de renda de até dois salários mínimos.
O índice cai para 30% em declarou ter ensino superior e 18% na faixa de quem tem renda maior do que dez salários mínimos.
O ex-presidente tem o Nordeste como maior reduto eleitoral, atingindo 56%.
O índice de rejeição do Datafolha mostra que Bolsonaro tem 54%, seguido por Lula (36%), Doria (30%), Huck (29%), Moro (26%) e Ciro (24%).
Índice de rejeição
Bolsonaro: 54%
Lula: 36%
Doria: 30%
Huck: 29%
Moro: 26%
Ciro: 24%