A partir desta segunda-feira, (12), nove linhas de ônibus do transporte público da capital ganharão reforço na frota para evitar aglomerações de usuários. A medida, adotada pela Prefeitura de Manaus, tem como base informações de pesquisa realizada na última quinta-feira, (8), por funcionários do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que verificaram a lotação de linhas em diversos pontos da cidade no horário de pico de passageiros.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, frisou que a medida atende determinação do prefeito de Manaus, David Almeida. “Estamos fazendo o possível para reduzir ao máximo as aglomerações, assim como proteger a população do risco de contaminação do novo coronavírus e ainda melhorar o atendimento aos usuários”, ressaltou.
Serão reforçadas as linhas 678, 676, 600, 560, 449, 448, 034, 013 e 010, que também terão aumento no número de viagens realizadas pelas referidas linhas.
Outras linhas da capital já estão sendo avaliadas pelo IMMU, o que, além de evitar que as pessoas se aglomerem nos ônibus, irá reforçar a fiscalização do uso de máscara dentro dos veículos.
De acordo com a chefe da Divisão de Transporte Coletivo (DVTC) do IMMU, Eliete Miranda, as adequações no transporte público da capital são feitas sempre para atender melhor os usuários. “Este trabalho de pesquisa é importante para acrescentar mais dados nas tomadas de decisões de reforço de frotas e viagens das linhas”, frisou.
As pesquisas serão realizadas ainda nos terminais de Integração para constatar a lotação dos coletivos na entrada e na saída.