Depois de ter se tornado “presidente autoproclamado” entre seguidores nas redes sociais, José de Abreu decidiu anunciar seu “autoimpeachment”, informa a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Segundo a jornalista, ele informará ao povo a decisão na segunda-feira, 1° de abril – Dia da Mentira.
“Não aguento mais ser presidente!”, diz. “Tentei montar um ‘shadow-cabinet’ [gabinete sombra do governo]. Mas como fazer sombra para o nada?”, afirma. “Como comparar meu ministro da Educação, Fernando Haddad, com Ricardo Vélez? Ou meu chanceler Celso Amorim com Ernesto Araújo?”, segue ele. O ator diz que agora vai se concentrar nas gravações da novela A Dona do Pedaço, da TV Globo, que estreia em maio.
No Twitter, ele falou mais sobre o caso: “Eu tenho avisado que a comédia estava chegando ao fim. Preciso me concentrar na novela e na edição da minha Abreugrafia. E não é possível fazer sombra ao nada. Como ser o presidente sombra se não temos o que a provoca? O capitão está se desfazendo sozinho”.
Bom dia, queridões. Eu tenho avisado que a comédia estava chegando ao fim. Preciso me concentrar na novela e na edição de minha Abreugrafia. E não é possível fazer sombra ao nada. Como ser o presidente sombra se não temos o que a provoca? O Capitão está se desfazendo sozinho.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) March 28, 2019
A fase “presidenciável” do ator envolveu alfinetadas em Regina Duarte e uma ameaça de processo do próprio presidente Jair Bolsonaro.