A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), prendeu em flagrante, na quarta-feira (12/02), dois irmãos, de 37 e 41 anos, por violência verbal e psicológica, além de exposição de perigo contra mãe idosa, de 78 anos. As prisões ocorreram no bairro Cidade Nova, zona norte.
As prisões foram efetuadas no escopo da Operação Levítico, iniciada na terça-feira (11/02) a fim de cumprir mandados de busca e apreensão e averiguar denúncias recebidas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, e pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). No primeiro dia da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão relacionados a crimes contra idosos.
De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da unidade especializada, no dia seguinte, a equipe policial da DECCI efetuou as prisões em flagrantes dos irmãos, enquanto averiguava 36 denúncias.
“Os autores são usuários de drogas e diariamente consumiam entorpecentes no local, na presença da idosa. Além de colocarem a mãe em situação de risco, também praticavam maus-tratos contra ela e furtavam objetos da casa para sustentar o vício”, disse a delegada.
Conforme a delegada, os suspeitos foram conduzidos à DECCI, onde o flagrante foi lavrado. A idosa foi encaminhada ao Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), da Sejusc, que prestou assistência psicossocial.
“Das 36 denúncias apuradas, sete foram confirmadas, envolvendo crimes como negligência, apropriação de bens, violência psicológica e exposição ao perigo”, falou a delegada.
A PC-AM reforça a importância da denúncia para combater a violência contra idosos. Os casos podem ser comunicados pelos canais oficiais de atendimento: Disque 100, dos Direitos Humanos, e 181, da SSP-AM.
As denúncias também podem ser formalizadas na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo site: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Os irmãos responderão por violência verbal e psicológica, além de exposição de perigo contra mãe idosa e estão à disposição da Justiça.
Comentários sobre este post