O dono do Instagram confirmou que está pensando em criar uma versão da plataforma que crianças menores de 13 anos possam usar. A mudança ocorre no momento em que o aplicativo enfrenta críticas sobre a segurança de menores online.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse ao BuzzFeed News que “ mais e mais crianças” querem usar o serviço de compartilhamento de fotos, mas é difícil verificar sua idade porque a maioria das pessoas não recebe documentos de identificação até a adolescência. .
“Parte da solução é criar uma versão do Instagram para jovens ou crianças onde os pais têm transparência ou controle. É uma das coisas que estamos explorando ”, disse Mosseri. Ele acrescentou que sua equipe ainda não tem um plano detalhado para o novo produto.
O BuzzFeed citou uma postagem interna no Instagram do vice-presidente do aplicativo, Vishal Shah, dizendo que quer garantir “a experiência mais segura possível para os adolescentes” e está “construindo uma versão do Instagram que permite que menores de 13 anos usem o Instagram com segurança para a primeira vez.”
Crianças menores de 13 anos estão atualmente proibidas de criar contas no Instagram, a menos que sejam administradas por um dos pais ou por um supervisor adulto.
A mudança ocorre no momento em que o popular serviço, que é propriedade do Facebook, enfrenta críticas por crianças serem expostas a intimidação e predação online. Andy Burrows, do grupo de segurança infantil NSPCC do Reino Unido, disse à Sky News no início desta semana que “há consistentemente mais crimes de catação no Instagram do que em qualquer outra plataforma”.
O Instagram anunciou uma série de medidas adicionais para proteger os menores na terça-feira, incluindo restrições a mensagens diretas entre adolescentes e adultos que eles não seguem e encorajando os adolescentes a tornar suas contas privadas.
A diretora de programas de políticas globais do Instagram, Carolyn Merrell, disse ao ‘CBS This Morning’ que a empresa busca “se levantar e proteger os adolescentes de interações injustificadas entre adultos e adolescentes”.
* via BuzzFeed