O influenciador do mundo fitness, Renato Cariani, está sob investigação da Polícia Federal (PF) em uma operação destinada a reprimir e desarticular uma organização criminosa que teria desviado produtos químicos para a produção de drogas. A PF está realizando buscas e apreensões na manhã desta terça-feira (12) na Anidrol, uma indústria química na região metropolitana de São Paulo, onde o influenciador é sócio.
Essa ação, denominada Operação Hinsberg, conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Receita Federal. Mais de 70 policiais federais estão cumprindo 18 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
A investigação apontou que o esquema envolvia emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas autorizadas a comercializar produtos químicos em São Paulo. Essas empresas utilizavam intermediários para receber pagamentos em dinheiro, agindo como se fossem funcionários de grandes empresas, enganando vítimas que agiam como compradores.
Foram identificadas cerca de 60 transações ocultas associadas a essa organização criminosa, totalizando aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Estima-se que esse montante seria capaz de produzir mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontos para distribuição.
Além disso, as investigações mostraram que os envolvidos utilizaram várias estratégias para ocultar a origem ilícita dos valores recebidos, incluindo o uso de pessoas interpostas e a criação de empresas fictícias.
Os envolvidos nos eventos investigados responderão pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro, cada um conforme sua responsabilidade, com penas que podem ultrapassar 35 anos de reclusão.
O nome da operação refere-se a Oscar Hinsberg, um químico que percebeu a capacidade de converter compostos químicos em fenacetina, substância principal desviada nesta operação.
Comentários sobre este post