Um enorme incêndio engoliu a antiga bolsa de valores de Copenhague, um dos marcos mais famosos da capital dinamarquesa, fazendo com que sua torre desmoronasse enquanto funcionários e cidadãos tentavam resgatar pinturas e artefatos históricos do incêndio.
Passageiros atordoados e curiosos observaram enquanto o fogo podia ser visto destruindo a torre de 56 metros do edifício – em forma de cauda de quatro dragões entrelaçados – momentos antes de desabar e cair na rua abaixo.
Alguns pedestres até se juntaram aos serviços de emergência para correr dentro do prédio em chamas e ajudar a transportar grandes pinturas renascentistas e outros objetos para longe do incêndio.
O vice-primeiro-ministro da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, chamou o incêndio de “nosso próprio momento Notre Dame”, referindo-se ao incêndio que destruiu o telhado e o pináculo da catedral de Paris, há cinco anos.
O incêndio começou por volta das 8h30, hora local, nesta terça-feira (16), disse um chefe do corpo de bombeiros de Copenhague. Pouco antes das 11h, ele disse que quase metade do prédio havia sido destruída por um incêndio.
“Tentamos resgatar muitas pinturas históricas que estavam dentro do prédio e do mobiliário histórico”, disse Jakob Vedsted Andersen, diretor executivo do serviço de bombeiros e resgate da Grande Copenhague. Ele disse que era “muito cedo” para especular sobre as causas do incêndio.
Comentários sobre este post