A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), através da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgou dados reveladores sobre a cobertura vacinal no estado. Entre janeiro e outubro de 2023, a cobertura vacinal aumentou 66,6%, com destaque para o aumento na imunização de 8 dos 12 imunizantes de rotina disponíveis nos postos de vacinação do Amazonas.
Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), apontam avanços na imunização, mas a SES-AM reforça a necessidade de manutenção do esquema vacinal para garantir a proteção contínua da população.
As vacinas que apresentaram aumento nas coberturas foram Rotavírus (80,8%), Pentavalente (79,9%), Poliomielite (80,7%), Tríplice viral – dose 1 (85,9%), Tríplice viral – dose 2 (62,1%), Hepatite A (79,8%), Varicela (71,9%) e Febre Amarela (67,7%).
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destacou o papel essencial dos profissionais de saúde na ampliação das coberturas vacinais e solicitou o apoio contínuo da população para a busca pela imunização. Angela Desirée, coordenadora estadual do PNI na FVS-RCP, enfatizou a importância de manter o ritmo de vacinação para evitar o aumento nos casos de doenças preveníveis por vacinas.
Além dos imunizantes que apresentaram aumento nas coberturas, outros fazem parte do esquema vacinal básico e mostraram redução ou estabilidade em relação a 2022. A BCG registrou aumento de 109,2%, enquanto Hepatite B teve uma redução de 61,1%. Pneumocócica 10 apresentou uma cobertura de 83,4%, e a Meningocócica C ficou com 79,1%. A vacinação de tetra viral, no entanto, apresentou uma cobertura de 0% devido a desabastecimento em 2023.
A SES-AM ressalta que é fundamental manter os esforços na vacinação para evitar a propagação de doenças e garantir a saúde da população. As vacinas disponíveis incluem imunizantes contra BCG, Polio, Pentavalente, Rotavírus, Febre Amarela, Mening C, Pneumo 10, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e a vacina contra a Covid-19.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Amazonas é coordenado pela Gerência de Imunização (GEIM) da FVS-RCP, que realiza visitas técnicas, capacitação para os profissionais de saúde dos municípios, supervisão nas salas de vacinação, treinamento em serviço, ações de educação em saúde e vacinação extra muro. O armazenamento e distribuição das doses de vacinas para os municípios ocorrem no Centro de Armazenamento de Imunobiológicos do Amazonas, na sede da FVS-RCP.
Comentários sobre este post