O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas autuou uma casa que hospedava irregularmente mais de 30 animais na Zona Centro-oeste de Manaus, na manhã desta quinta-feira (18). O local não tinha registro para funcionamento e nem a estrutura correta para abrigar animais, colocando em risco a saúde das pessoal ao redor.
A visita aconteceu após denúncia ao CRMV-AM e a diligência teve o apoio da Polícia Civil do Amazonas por meio da Decon-AM (Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor).
Na ação, foi constatado que o estabelecimento atua com hospedagem de cães e gatos, canil e gatil, em uma área residencial, com estrutura precária. Mais de 30 animais foram encontrados na casa, com alguns cômodos em condições insalubres, estrutura inadequada para hospedagem, armazenamento impróprio de rações, higiene inadequada de fezes e urina, colocando em risco a saúde dos animais e de toda a população da região.
O estabelecimento foi autuado por não possuir registro junto ao CRMV/AM e por não ter responsável técnico veterinário contratado, conforme estabelecem a Resolução n° 1177/2017 e Lei n° 5.517/1968.
O CRMV/AM é o órgão responsável por valorizar e fiscalizar a profissão de médicos-veterinários, com a missão de garantir a saúde animal e humana por meio da proteção ambiental.
Comentários sobre este post