O programa Opera+ do Governo do Amazonas realizou 112 cirurgias pediátricas em 88 crianças, durante a semana de intensificação no Hospital Infantil Dr. Fajardo, entre os dias 18 e 22 de outubro. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) nesta segunda-feira (25/10).
O Opera+ foi lançado no início do mês de outubro para dar celeridade na realização de cirurgias na rede estadual de saúde, principalmente para aqueles pacientes que tiveram os procedimentos cirúrgicos adiados devido à pandemia de Covid-19. Todas as 112 cirurgias realizadas foram extras e não interferiram na programação de procedimentos de rotina da unidade. Além disso, seguiu critérios do sistema de regulação da SES-AM, atendendo crianças e adolescentes com até 14 anos de idade.
“É um plus que estamos levando às unidades para acelerar esse processo e reduzir o tempo de espera”, disse o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.
Foram realizadas cirurgias de herniorrafias inguinais e umbilicais, fimoses e lises de aderência prepucial, hidrocelectomias, varicocelectomias, frenotomias linguais, lise de sinéquia vulvar, e exéreses cutâneas (apêndice pré-auricular, dedos extranumerários não articulados, etc.), entre outras.
O diretor do hospital, Aly Nasser Ballut, afirmou que a intensificação de cirurgias pediátricas foi a realização de um sonho. “Aqui, a gente quer destacar o trabalho e a coordenação, que foi sensacional. O nosso pessoal de ambulatório, o centro cirúrgico, de enfermagem, não houve uma reclamação sequer de nenhum pai, nada, zero de reclamação, tudo muito bem feito, todos elogiaram. O corpo de cirurgiões foi perfeito, operaram as crianças, não teve complicação”, ressaltou o diretor.
Aly Ballut disse que uma nova intensificação de cirurgias deve ser realizada no próximo ano. O diretor também lembra que os pacientes que não foram atendidos durante a intensificação vão entrar na rotina de cirurgias pediátricas da unidade.
Opera+ – Além das unidades da rede estadual de saúde, o Opera+ tem a meta de ofertar 1.295 cirurgias a mais por mês no Hospital Delphina Aziz, para pacientes da rede estadual de saúde. A meta do projeto é alcançar, nos meses seguintes, 3.169 cirurgias/mês em Manaus, utilizando também outras unidades da rede estadual. O projeto prevê, ainda, a oferta de cirurgias na rede de saúde do interior do estado.