Um homem morreu e outros oito foram presos, na noite desta segunda-feira (25), na Comunidade Fazendinha, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Durante a ação, cinco armas de fogo, uma delas pertencente à Polícia Civil do Estado do Pará, foram apreendidas.
De acordo com o tenente F. Carlos, da Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que atendeu a ocorrência, a quadrilha faz parte de uma facção criminosa que tinha se apossado da região. A equipe policial chegou ao grupo por meio de uma denúncia anônima.
“Recebemos a denúncia, por meio da nossa linha direta, informando que na ‘Fazendinha’ encontravam-se homens armados. Eles já faziam um toque de recolher na região, pois possivelmente haveria um confronto entre facções. De imediato fomos ao local informado”, disse o tenente.
“Quando eles perceberam a nossa presença, tentaram fugir e atiraram contra a nossa guarnição. Nós revidamos e em um dado momento um dos infratores foi atingindo. Prestamos socorro e o levamos ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (zona centro-sul), mas ele não resistiu ao ferimento”, completou.
Ainda segundo o tenente F. Carlos, a quadrilha invadiu uma casa e fez um refém, mas a situação foi logo revertida pelos policiais.
“No momento da fuga, o restante (do bando) entrou em uma residência, onde um morador foi feito refém. Fizemos um contato prévio para averiguar se haviam mais reféns, mas o morador abriu a janela da residência e mostrou estar sozinho. Fizemos o cerco e invadimos a casa pelos fundos, e nos deparamos com a quadrilha. Quando eles perceberam que não tinham mais para onde fugir, se renderam”, explicou o tenente.
No total, cinco armas de fogo foram apreendidas: um revólver calibre 38, duas pistolas 380, uma pistola calibre 45 e uma pistola calibre .40, que é oriunda da Polícia Civil do Pará.
O caso foi registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os devidos procedimentos. O corpo do homem foi removido do HPS 28 de Agosto pelo Instituto Médico Legal (IML).