A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), deflagrou, na última sexta-feira (02/04), por volta de 9h, nova fase da operação “Hórus”, que culminou na prisão de Valdeir dos Santos Teles, de 45 anos. Com ele foram apreendidos um quilo de pasta base de cocaína, uma espingarda calibre 16 e 28 mil pesos venezuelanos.
A operação teve o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Coordenadoria Geral de Fronteiras (CGFron), Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Diretoria de Operações e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
De acordo com o delegado José Barradas, titular da DIP, a operação tinha como alvos traficantes de drogas ligados a piratas dos rios que davam apoio logístico com lanchas utilizadas durante ações criminosas.
“Estávamos investigando esse grupo há um certo tempo. A função das pessoas ligadas aos piratas era de prestar serviços de reparos nos motores das lanchas e também no tráfico de entorpecentes”, explicou a autoridade policial.
Conforme Barradas, durante a operação policial, as equipes apreenderam um quilo de pasta base de cocaína, uma espingarda calibre 16 e 28 mil pesos venezuelanos. A ordem judicial em nome de Valdeir foi expedida pela juíza Juline Rossendy Rosa Neres, do 1º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Coari.
Procedimentos – Valdeir irá responder por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ao término dos procedimentos cabíveis, ele permanecerá custodiado na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça.