Na noite de sábado (5), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu um homem de 32 anos por crime ambiental. Ele foi flagrado transportando 170 sacos de carvão vegetal sem o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o transporte legal de produtos de origem florestal.
A prisão ocorreu durante patrulhamento na rodovia AM-010, nas proximidades do km 8. Os policiais suspeitaram de um micro-ônibus branco que trafegava em alta velocidade e com os faróis apagados. Após abordagem, os agentes encontraram a carga irregular no interior do veículo.
Ao ser questionado, o motorista confessou que não possuía o DOF, configurando o crime ambiental previsto no artigo 46 da Lei 9.605/98.
Crime ambiental e penalidades
De acordo com o Batalhão Ambiental, transportar produtos florestais como carvão ou madeira sem o Documento de Origem Florestal, ou em desacordo com ele, constitui crime ambiental e pode resultar em apreensão do material, do veículo e penalidades legais ao responsável.
Canal de denúncia
A PM orienta que qualquer atividade suspeita relacionada a crimes ambientais ou outras ações ilícitas seja imediatamente comunicada às autoridades pelos telefones 181 (disque-denúncia) ou 190. O sigilo da identidade do denunciante é garantido.
Comentários sobre este post