Inspirados nos heróis do dia a dia, três alunos da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Madre Tereza de Calcutá, na zona sul de Manaus, foram premiados no concurso “School & Family: a Superheroes League for a Brighter Future” (ou “Escola e Família: uma Liga de Super-heróis por um Futuro Melhor”, numa tradução livre), que teve como objetivo promover a interação entre a família dos estudantes e a unidade de ensino.
Os alunos foram escolhidos por meio de votação on-line, que contou com mais de 27 mil votos de familiares e amigos dos candidatos selecionados para a etapa final.
“Eu amo desenhar e fiquei muito feliz de ganhar esse prêmio. A minha inspiração foi a minha família e a minha professora, que desenhei como uma super-heroína, pois ela nos ajuda a aprender várias coisas. Além disso, inseri todas as pessoas que estão na escola, como a merendeira e os alunos que ainda vou conhecer, e a minha mãe, que também me explicou como era a atividade”, disse Lara Sofia, vencedora e representante das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, que recebeu quase 7 mil votos.
A aluna ganhou uma assinatura premium do serviço de streaming Disney+ (por 30 dias). Já os estudantes que ficaram em segundo e terceiro lugares receberam, respectivamente, um kit de desenho e um certificado exclusivo.
Com mais de 4 mil votos, a segunda colocação ficou com o aluno Bryan Henrique, do 5º ano, que contou com a ajuda dos pais para criar o desenho. “Eu desenhei os meus heróis, os meus pais, e estou muito empolgado por ter ganho esse concurso com a ajuda deles, também”, enfatiza o estudante.
Ao todo, foram 134 desenhos, onde 21 foram selecionados para a fase de votação aberta, através de link desenvolvido pela equipe escolar.
A estudante Damily Silva de Souza ficou em terceiro lugar, com aproximadamente 2 mil votos. “Este desenho representa a minha família, a escola e o professor. Gostei de participar dessa atividade, gosto muito de desenhar e tive a ajuda da minha mãe”, finaliza.
Repercussão – Vale ressaltar que o projeto ganhou uma grande projeção e contou votos nacionais e internacionais, como explica o professor Myller Nogueira, que desenvolveu a iniciativa como forma de incentivar a participação mais ativa dos discentes e pais/responsáveis, levando-os à reflexão sobre as vantagens que a parceria família-escola oferece ao processo de aprendizagem do aluno.
“O concurso foi um sucesso e com certeza o objetivo principal foi alcançado, pois os pais e professores nos instigaram a realizar a atividade mais vezes. O foco principal era aproximar pais e filhos e, sem dúvida, foi um trabalho desenvolvido com toda a participação da família. Assim, eles puderam constatar o quanto essa relação é importante no desempenho escolar do aluno”, conta o professor.
Mais premiação – Além da unidade escolar, o projeto é desenvolvido também na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Machado de Assis, localizada na zona sul, premiará, nesta quinta-feira (06/05), a aluna Caroline de Souza, do 3º ano do Ensino Fundamental.