Todas as atenções do mundo da política estão voltadas hoje para a questão se Gustavo Bebbiano fica ou não no governo. A edição regular do Diário Oficial da União (DOU) não traz a exoneração dele do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, como era esperado.
Bebbiano vem sendo acusado de supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL na época em que ele presidia o partido. A crise cresceu quando o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, chamou Bebianno de mentiroso, declaração que foi reforçada pelo próprio presidente.
Projetos
O Congresso Nacional deve receber, nesta semana, dois projetos cruciais do governo Bolsonaro: o pacote anticrime do Ministério da Justiça e Segurança Pública na terça-feira, 19/2, e no dia seguinte a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência.
Saúde
O Movimento Organizado dos Trabalhadores da Saúde do Amazonas (MOTS) emitiu nota em que classifica as cooperativas e a terceirização do setor de “portas para o maior esquema de corrupção já visto na saúde, investigado pela operação Maus Caminhos”.
Cruel
A nota também diz que “o caos instalado mostra quão cruel e ineficiente é a terceirização da saúde, que explora trabalhadores em benefício de poucos”.
Recomendação
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas enviará um requerimento à Secretaria de Fazenda (Sefaz), recomendando que seja suspenso o pagamento de todos os fornecedores que estejam em débito com o Estado.
Audiência
A Comissão, instalada na sexta-feira, 15/2, também aprovou outros requerimentos, como a solicitação da presença do titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Alexandre Menezes.
Invasões
O Governo do Amazonas avalia criar um núcleo de inteligência, coordenado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para combater de forma mais eficaz a indústria de invasões e de grilagem de terras no Estado.