Na noite da última segunda-feira (10), por volta das 18h30, Manaus foi tomada por fogos em diversas áreas. Traficantes comemoraram a tomada do Comando Vermelho à Família do Norte (FDN), que era, até então, a maior facção da região do estado.
Morte Coroado
Um dos motivos dessa comemoração pode ter sido a morte de Diego Lopes Linhares, de 34 anos, conhecido como “Baixinho”, que foi executado a tiros na tarde desta segunda, por volta das 13h, rua Castro Alves, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Após o crime, os assassinos picharam uma parede das proximidades com a sigla CV em menção à facção Comando Vermelho e houve uma queima de fogos por causa da morte. A vítima dominava a área, segundo a polícia.
Coletiva de Emergência
Ainda na noite da última segunda-feira (10), durante uma coletiva de emergência, o Governo anunciou uma base montada para antecipar qualquer tipo de distúrbio provocado por criminosos.
“Reunimos nossos comandantes das forças policiais e demais órgãos importantes nesse processo. Estamos nos antecipando e fazendo tudo que é preciso para resguardar a ordem nos presídios e a integridade da população. O firme combate ao tráfico provoca reações e estamos utilizando todo nosso aparato policial e de inteligência para proteger a população’’, destacou o vice-governador do Amazonas e secretário chefe da Casa Civil, Carlos Almeida.