O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), entregou no último final de semana cestas básicas, material de limpeza, higiene e pacotes de álcool em gel a 300 famílias indígenas da etnia Mura, aproximadamente 1.500 pessoas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social em decorrência da pandemia da Covid-19.
Foram 12 aldeias indígenas atendidas, localizadas na região do Distrito de Cumã, às margens dos rios Apipica, Mutuca e Paranã do Autaz-Mirim, no Careiro da Várzea, município da Região Metropolitana de Manaus distante 25 quilômetros da capital.
De acordo com o diretor técnico da FEI, Fabrício Corrêa, a ação humanitária foi resultado de esforços entre o Governo do Estado, Prefeitura de Careiro da Várzea e outros parceiros.
“Devido à pandemia da Covid-19 e agora às cheias, os parentes Mura solicitaram do Governo do Estado, por meio da FEI, a ajuda humanitária para essas famílias indígenas, que se encontravam em situação de risco devido ao atual cenário de saúde mundial”, explicou.
A ação contou com a parceria da Organização de Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV), Prefeitura de Careiro da Várzea, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Manaus e Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), seguindo os protocolos de segurança sanitária e evitando aglomerações.