O governo federal vai enviar às 11h (horário de Manaus) desta quarta-feira (5), duas aeronaves para buscar 29 brasileiros que tiveram interesse em voltar para o país. Os aviões vão com destino a Wuhan, na China, cidade epicentro do coronavírus.
Na chegada ao Brasil, todos 29 brasileiros irão passar por exames e por procedimentos e serão enviados para uma quarentena com duração de 18 dias. “O local de quarentena será na Base Aérea de Anápolis (GO) que tem boas condições e, até a chegada dos brasileiros, ficará melhor ainda”, afirmou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
A previsão de desembarque na China é na madrugada de sexta-feira (7). O embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, disse que seu país facilitará a retirada dos brasileiros. O emissário chinês informou que as duas nações possuem “um mecanismo de troca de informações que já foi estabelecido”.
“Brasileiros que estejam na província de Wuhan, e que queiram voltar, devem entrar em contato com a Embaixada do Brasil em Pequim”, informou o Planalto pelo Twitter.
Senado vota nesta quarta projeto que cria regras para a quarentena
O Plenário do Senado deverá votar nesta quarta-feira (5) o projeto de lei enviado pelo governo federal para enfrentar a “emergência de saúde” por causa da epidemia de coronavírus na China. Aprovado na noite desta terça-feira (4) pela Câmara, o texto prevê regras sobre isolamento e a quarentena.
Entre as medidas, também permite a realização compulsória de exames em pacientes suspeitos, além de prever a “restrição excepcional e temporária de entrada e saída do país por rodovias, portos ou aeroportos”.
O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) declarou que a nova legislação permitirá que o governo atue rapidamente se for confirmado algum caso de coronavírus no Brasil.
*Agência Senado