A Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV será marcada pela ampliação dos serviços de diagnóstico no estado. Nesta segunda-feira (29/4), a rede estadual de saúde ganhará seu terceiro Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que promove à população acesso ao diagnóstico e à prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis de forma anônima, além de aconselhamento.
A abertura da Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV será às 9h, na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, no centro de Manaus, onde foi implantado o novo CTA. Na ocasião, estará sendo lançada a campanha “Teste. Trate. Viva. Faça o teste de HIV”, pela Coordenação Estadual de IST/Aids e hepatites virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Segundo o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o próximo passo da secretaria é levar testes de HIV e hepatites virais para os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis). O projeto está em fase de elaboração e discussões técnicas.
“A ampliação do acesso ao diagnóstico precoce é muito importante para nos ajudar no controle da doença no Estado. Precisamos apoiar e fortalecer o trabalho junto com o município de Manaus, e cada vez mais descentralizar o serviço, para que a população tenha acesso fácil ao teste de HIV”, destaca Tobias.
De acordo com a infectologista e coordenadora estadual de IST/Aids, Dessana Chehuan, por conta da implantação do novo serviço, a Policlínica Gilberto Mestrinho foi escolhida para sediar o lançamento da campanha, que será realizada também nos demais municípios do Amazonas, com programações próprias. A Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV foi instituída pela Lei 4.444/2017.
Os outros dois CTAs da rede estadual funcionam na FMT e na Fundação Alfredo da Matta (FUAM). Por mês, a Coordenação Estadual de IST/Aids chega a enviar somente para o CTA da FMT até 1.200 testes de HIV.
Dessana ressalta que os testes de IST/Aids e hepatites virais também são realizados na rotina normal na rede municipal de saúde. No entanto, o Governo do Amazonas implantou os CTAs como forma de ampliar a oferta do serviço.
“É uma forma do Governo do Amazonas garantir que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce, o que melhora o tratamento e consequentemente a qualidade de vida da pessoa diagnosticada com HIV”, afirma a infectologista.
Segundo Dessana, a coordenação já vinha amadurecendo a ideia de implantar um novo CTA na Policlínica Gilberto Mestrinho desde o ano passado. Ao levar a proposta para nova gestão da Susam, o projeto saiu do papel, informa a coordenadora.
“A policlínica é localizada em uma área central de Manaus, com grande fluxo de pessoas durante todo o dia. Então, por essa e outras razões, acreditamos que o serviço será muito bem utilizado”, avalia Dessana. A Policlínica Gilberto Mestrinho vai oferecer teste para HIV, sífilis e hepatites virais.
Dessana informou que o próximo passo da coordenação é levar testes de HIV e hepatites virais para os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis). Segundo a médica, o projeto está em fase de elaboração e discussões técnicas.
Campanha – O lançamento da campanha “Teste. Trate. Viva. Faça o teste de HIV” será às 9h, com atividades na policlínica até as 15h. Durante todo o dia, serão disponibilizados testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais.
Como parte das atividades da campanha, a coordenação de IST/Aids irá distribuir na capital e no interior 50 mil folders e 10 mil cartazes com informações sobre diagnóstico e prevenção. Na capital, serão distribuídos 16.128 preservativos masculinos e 8 mil unidades de gel lubrificante.
“O objetivo da campanha é incentivar as pessoas a procurarem os serviços de saúde em seus municípios e realizarem o teste. Quanto mais precocemente a pessoa conhece seu estado sorológico, mas rápido ela pode iniciar o tratamento. A expectativa de vida de uma pessoa com o diagnóstico positivo para HIV, por exemplo, que faz o tratamento corretamente, é igual à de uma pessoa que não tem o diagnóstico”, alerta Dessana.
Dentro da rede estadual de saúde, a Coordenação de IST/Aids tem o papel de vigilância, monitorando os dados sobre a doença, estimulando a população por meio de campanhas, distribuindo insumos aos municípios e capacitando profissionais que atuam nos serviços municipais.
Confira a programação nos municípios:
Manacapuru
Dias 5, 17 e 27/4
Praça 16 de Julho: vacina, teste rápido, zumba, dinâmica, corte de cabelo, palestras e atendimento médico
UBSFs: atendimento médico e odontológoco, coleta de preventivo, teste rápido e vacina
Praça da Matriz: teste rápido e vacina
Humaitá
De 22 a 26/4
Centros de reabilitação de ex-dependentes químicos 12 Apóstolos e Betel; 4º BPM/AM; e 54º Batalhão de Infantaria da Selva: mobilização da população, palestras educativas e oferta de testes rápido de HIV, sífilis, HbsAg e Hcv
Rodoviária de Humaitá: ação para população em geral
Benjamin Constant
De 22 a 27/4
Ações na Secretaria Municipal de Educação e Defesa Civil; CRAS e CREAS; Conselho Tutelar; Secretaria de Produção e Obra; Prefeitura; e Feira Municipal (DNIT)
Iranduba
De 15 a 18/4
Ações nas associações de Moto Táxi, Taxistas e Lancheiros; Grupo LGBT; Presídio feminino; Corpo de Bombeiros; e Aldeia Sahu-Apê (Distrito do Ariaú)
Eirunepé
Dias 15, 17, 22, 24, 26 e 27/4
UBS Batista Marques – Auditório: palestra para os profissionais de Saúde
Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Presídio, Escola Estadual São Francisco e CRAS: palestra e testagem para HIV
Bairro estratégico: ação social ou grupos de visitas
Santo Antonio do Içá
De 22 a 26/4
Rádios comunitárias: entrevistas enfatizando a importância do Diagnóstico Precoce do HIV, e informando os locais das ações
UBSs: distribuição de preservativos e folders, e realização de teste rápido para HIV
Realização de teste rápido para HIV em populações prioritárias
Palestras para a população em locais públicos
Maués
De 22 a 27/4
Escolas: palestras e distribuição de preservativos e materiais informativos
Presídio, centros sociais e secretarias: realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e folders informativos
UBSs: atividades educativas, realização de testes rápidos e distribuição de preservativos e folders
UBS Fluvial na zona rural: realização de testes rápido, e distribuição de preservativos e folders
Praça da Matriz: realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e folders
Presidente Figueiredo
De 22 a 26/4
UBSs diversas: realização de testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatites “B” e “C”, palestra sobre a doença, panfletagem e distribuição de preservativos masculinos e femininos
Uarini
Dias 2, 3, 12, 15, 22 e 30/4
Testes rápidos, palestras e entrega de folders e preservativos na Praça Jocunda Carvalho e postos de saúde (17h); em escolas e órgãos públicos (22h); presídio (17h); comunidades indígenas e comunidades adjacentes (12h)
Tefé
De 6 a 10 de maio
Radio Mel FM e Rádio Rural de Tefé: divulgação da campanha nos veículos de comunicação
Escolas municipais, repartições públicas e UBS: ações educativas com palestras ou amostras sobre IST/HIV/AIDS, PEP, Prevenção Combinada, distribuição de preservativos e material informativo, e testagem Rápida para HIV
UEA: mesa-redonda e explanação sobre IST/HIV/AIDS, PEP, Prevenção Combinada, distribuição de preservativos e material informativo no II Encontro Internacional de Educação Multicultural, Estudos Linguísticos e Pesquisa Interdisciplinar
Unidade Prisional de Tefé: oferta de testagem rápida para HIV, e distribuição de preservativos e material informativo