O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido com produtores rurais, na noite desta quarta-feira (28/08), no município de Tabatinga (distante 1.110 quilômetros de Manaus), dentro da agenda do programa “Amazonas Presente”, do Governo do Estado. Na reunião, realizada na Escola Municipal Jose Carlos Mestrinho, Wilson Lima afirmou seu compromisso com o setor primário e assegurou a promoção de ações que atendam ao máximo aos produtores, por meio de infraestrutura e distribuição de recursos e implementos que garantam o desenvolvimento do setor.
De acordo com o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, o Governo do Estado irá investir mais de R$ 3 milhões no setor primário durante as ações do “Amazonas Presente” na região do Alto Solimões. “Nesses três dias, estaremos investindo na avicultura caipira, na pesca artesanal, na piscicultura. Assinaremos 17 emendas parlamentares, realizaremos a chamada pública para o entreposto do pescado, serão entregues kits feira pela ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), assim como recursos para o Preme e Promove. Serão R$ 3.300.000,000 de investimentos para a região na produção rural”, adiantou Petrucio.
Muitas demandas foram apresentadas pelos produtores rurais que participaram da reunião, como a recuperação de estradas, ramais e a legalização fundiária. O secretário Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique, informou que a Seinfra, junto à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), criou um plano de execução de ramais, onde foram definidas algumas prioridades para receber investimento de forma mais urgente e que os ramais da Perimetral Norte 1 e Perimetral Norte 2, em Tabatinga, estavam nesse plano de ação. “Estamos com esse plano de ação em fase final. Em breve abriremos licitação e teremos empresas executando as obras”, informou Carlos.