O governador do Amazonas em exercício, Carlos Almeida Filho, inaugurou, nesta terça-feira (26/03), a Biblioteca Setorial Antenor Ferreira Filho na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). Com um acervo de 13.475 mil exemplares, o espaço servirá atenderá alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade externa.
Estiveram presentes o reitor da UEA, o professor doutor Cleinaldo Costa, o vice-reitor, o professor doutor Cleto Leal, a diretora da EST Profa. Ma. Ingrid Figueiredo, técnicos administrativos, alunos da unidade e a Hosana Ferreira, esposa do professor homenageado, que agradeceu à universidade pela homenagem. “Antenor era apaixonado pela educação e incansável na disseminação do ensino e através desta instituição, não poupou esforços pra desenvolver projetos para alcançar pessoas até o interior do estado”, disse..
Ex-aluno do Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam), onde está localizada a EST, o vice-governador Carlos Alberto Filho relembrou o professor Antenor Ferreira Filho e a importância da unidade acadêmica. “Essa homenagem não é à toa. Ele gostava de nos motivar e queria fazer com que nós tentássemos superar nossos limites. Eu sempre adorei a Universidade e a Utam, hoje a EST. Eu praticamente morava na biblioteca da Utam. Passava dias e dias buscando informações. Então, fico muito feliz em retornar aqui alguns anos depois e ver que uma área dessas foi transformada em uma biblioteca de qualidade, com decência e dignidade para o desenvolvimento de algo que para nós é essencial: desenvolvimento e tecnologia, uma das metas do nosso Governo”, disse.
Os mais de 2 mil alunos matriculados nos cursos da EST, além de professores, técnicos, comunidade externa e estudantes de outras unidades da UEA, também terão acesso à biblioteca. “Nosso sistema de bibliotecas é integrado, então os alunos poderão ter acesso a empréstimo domiciliar e todos os serviços que a biblioteca oferece”, explicou a diretora da EST, Ingrid Figueiredo, sobre o espaço que conta com biblioteca virtual, ambiente de pesquisa com laboratório de informática, sala de estudos individuais, entre outros ambientes integrativa.
O reitor Cleinaldo Costa afirmou que a biblioteca é o coração da universidade e agradeceu o apoio do Governo do Amazonas na reforma do espaço. “Esse cenário novo bem construído, bem qualificado com modernidade tecnológica irá apoiar a educação, a aprendizagem e ensino na nossa universidade. Fazer uma biblioteca nova significa pensar no futuro da nossa Universidade e no futuro do Amazonas, e aqui dentro nos estamos construindo o futuro do estado. Quero agradecer ao governado Wilson Lima e ao nosso vice-governador Dr. Carlos Almeida Filho, ex-aluno dessa casa, pela oportunidade e atenção politica por inaugurar este espaço. É um dia de júbilo para o Amazonas”, agradeceu o professor.
O aluno de Engenharia Química Lucca Fernando Souza ressaltou a importância do novo espaço para a não evasão escolar. “Como a maioria dos cursos é de tempo integral, então, às vezes, temos uma transição de uma aula e outra e o aluno fica sem onde ocupar. A biblioteca vem para ajudar, auxiliar e dar esse espaço de ocupação para o universitário, onde podemos interagir e trabalhar com tecnologias”, salientou o estudante.
A nova biblioteca da EST faz parte das ações de modernização e trabalho da gestão superior da Universidade em favor da comunidade acadêmica da instituição. O objetivo é que todas as bibliotecas da Universidade tenham o mesmo padrão.