O processo de recuperação de Neymar ganhou o auxílio de uma técnica moderna. O astro do PSG recorreu a um tratamento conhecido como PRP, sigla para “plasma rico em plaquetas”, que foi aplicado na cidade de Barcelona, onde o camisa 10 esteve na última quarta-feira, logo depois de o clube francês apontar que seu tempo fora dos gramados seria de 10 semanas.
O tratamento é considerado moderno e consiste em uma técnica na qual o sangue do próprio paciente é utilizado. É retirado sangue venoso, que depois é manipulado, tendo o plasma separado. Este plasma é injetado no local atingido, com o objetivo de regenerar de forma mais rápida lesões em tecidos musculares, cartilagens e tendões. O responsável pelo procedimento foi doutor Ramón Cugat, que realizou cirurgia em Gabriel Jesus há dois anos, quando o atacante do Manchester City teve fratura parecida com a de Neymar.
Neymar esteve em Barcelona na última quarta, realizou o tratamento e retornou a Paris no dia seguinte, para seguir o processo de recuperação em casa. A princípio, está descartada uma cirurgia. Os médicos e o clube francês esperam que o craque esteja totalmente recuperado em dois meses e meio – prazo apontado pelos parisienses em nota oficial.
Segundo o comunicado, o grupo de médicos especialistas reunidos pelo clube – incluindo Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira, que operou o jogador no ano passado – chegou à conclusão de que um “tratamento conservador” seria a melhor opção. Neymar sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito em duelo contra o Strasbourg, no dia 23 de janeiro.
Desta forma, se tudo der certo, Neymar poderia retornar aos gramados para um possível jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, em meados de abril. Para isso, o PSG precisa superar o Manchester United nas oitavas, que serão disputadas nos dias 12 de fevereiro e 6 de março. A ida das quartas de final está prevista para a segunda semana de abril.
A boa notícia fica para a seleção brasileira, que, apesar de não poder contar com o camisa 10 nos primeiros amistosos de 2019, em março, deve ter Neymar a disputa da Copa América, que começará em 14 de junho.
Fonte: Globo Esportes.