Em meio ao luto nacional pela morte de Silvio Santos, aos 93 anos, criminosos se aproveitaram da comoção para aplicar golpes utilizando o WhatsApp. Passando-se por familiares do apresentador, os golpistas tentaram extorquir dinheiro de pessoas próximas e admiradores de Silvio Santos.
Em uma das mensagens que circulam, os criminosos se apresentam como Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos, e solicitam dinheiro para supostamente cobrir as despesas do velório e enterro do pai.
O texto diz: “Oi, boa noite. Aqui é a Patrícia Abravanel. Meu pai morreu e não tivemos acesso à herança dele ainda, e precisamos de dinheiro para o velório e enterro. Se puder ajudar, vou mandar minha chave Pix”.
A situação foi denunciada nas redes sociais neste sábado, 17 de agosto, e gerou indignação e preocupação. A família Abravanel, em respeito ao pedido feito por Silvio Santos em vida, optou por não se pronunciar diretamente sobre o golpe. A única comunicação oficial foi uma nota que reforçou o desejo do apresentador de manter um enterro discreto, sem grandes homenagens ou presença do público.
Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, faleceu na madrugada de sábado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 1º de agosto, após contrair uma broncopneumonia decorrente de uma infecção pelo vírus da influenza H1N1. A morte foi registrada às 4h50, conforme o boletim médico divulgado.
Em reconhecimento à importância de Silvio Santos para a cultura e história do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de três dias. Gestos semelhantes foram feitos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Comentários sobre este post